quarta-feira, 24 de março de 2010




O movimento artístico "Bauhaus" e a história do design estão entrelaçadas pois, não há como contar uma sem falar da outra,
A Bauhaus surgiu no pós guerra em 1919 para poder eliminar o caos gerado por essa guerra, Walter Groupius foi convidado para dirigir essa instituição chamada de "Bauhaus", seu objetivo era repensar uma nova arquitetura e um novo conceito de design, rejeitando os princípios burgueses e utilizando o expressionismo como a sua linguagem, sempre procurou inserir uma forma que fosse limpa e pura em suas construções acessível a todas as camadas sociais da época, utilizando formas geométricas e cores básicas como o preto e o branco para poder contrastar com as cores da burguesia alemã que se utilizava de cores fortes e esse estilo fora aplicado em prédios, casas, móveis, objetos e tudo mais que fosse possível inserir formas. Vários arquitetos do período foram influenciados por esse movimento, e seu estilo "simples" e limpo de dar forma às coisas rapidamente se espalhou por diversos outros países.
Esse estilo também tentou influenciar a tipografia da época, tentando inserir um modelo tipográfico que facilitasse o acesso a leitura e à informação a todas as classes sociais, não apenas à burguesia.
Com o crescimento do Partido Nacional Socialista, ou Nazista, um novo conceito de arte passou a ser incorporado pelos alemães, baseado nos ideais de beleza e arquitetura grega. Isso afetou diretamente a "Bauhaus" fazendo com que muitos de seus professores migrassem para outros países para continuar seus trabalhos.
Hoje a "Bauhaus" é considerada parte importantíssima que veio a influenciar o design moderno, fazendo uma revolução no design e na arquitetura. (Antonio Celso do Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário